quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Gisele Cordeiro


Formanda em moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Gisele Cordeiro trabalha com figurino para teatro desde 2005. Foi figurinista de peças de teatro de disciplinas do curso de Artes Cênicas da UDESC (Carmen, 2005; Roda Viva, 2006; Morte e Vida Benedita: 2007; E Agora, 2008; Epifania, 2008; Atridas, 2008); Clarícias - contação de histórias do SESC, para o Fringe, Festival de Teatro de Curitiba, 2007; A Farsa de Juliana e Dom Jorge do grupo de terceira idade Alegria de Viver da Armação do Pântano do Sul, 2007; e Romeu e Julieta dos alunos da E. B. M. Dilma Lúcia dos Santos, também da Armação do Pântano do Sul, 2008. Ainda fez parte do grupo de pesquisa de figurinos de época para a montagem Vinegar Tom, UDESC, 2007. Trabalha como bolsista desde 2007 no projeto de Extensão Rouparia das Artes Cênicas da UDESC, onde é responsável pelo cadastramento e manutenção das peças do acervo, bem como auxilia os usuários na construção dos personagens e figurinos que necessitam compor para seus trabalhos de disciplinas da UDESC e de trabalhos culturais e artísticos da comunidade em geral. Fará seu Trabalho de Conclusão de Curso sobre as especificidades dos figurinos para Teatro de Rua, a partir do estudo de caso de uma montagem do Grupo Tá Na Rua, do Rio de Janeiro, do crítico e diretor Amir Haddad, um dos mais reconhecidos nacional e internacionalmente na área.

Para o desfile das formandas do curso de moda UDESC 2008, desenvolveu a coleção “Workers”, inspirada no filme “Tempos Modernos” de Chaplin, e em suas metáforas que evidenciam o operário como engrenagem indispensável das inovações revolucionárias capitalistas.

Com peças de alfaiataria e camisaria gigantes, “Workers” apresenta uma proposta ousada do segmento de figurinos, específico para performances de perna de pau. Com itens como ombreiras quadradas de metal, chapéu côco, gravatas borboleta, cintos, suspensórios, botões e aplicações em formato de engrenagens, correntes, cordões imitando cabos de aço e relógios de bolso.

Os materiais de confecção utilizados são alternativos, e variam de estruturas impermeáveis como napa, curvim, cortinas blackout e toalha de mesa plástica ao vinil e o feltro. As formas são acinturadas, arredondadas, largas e amplas, com armações e enchimentos em manta acrílica e estopa. As cores utilizadas na coleção são preto, branco, cinza claro, prata, grafite e vermelho.

Figurinista: Gisele Cordeiro

Contatos: Telefone Celular: (48) 9619-5743 E-mail: gisele.cordeiro@gmail.com